Imagem capa - Girassol e minha fotografia por Manuela Souza
GIRASSOL

Girassol e minha fotografia



Hoje eu vim contar para vocês sobre o papel do Girassol na minha vida e tudo o que essa flor pode significar.



       Antes mesmo de ser fotógrafa, eu já gostava do Girassol. Sempre foi a flor que mais me chamou atenção. Toda vez que via um, parava para namorar e tirar foto.

   Eu não sabia quase nada sobre essa flor, só sabia que era a “flor do sol”  e é linda!

      Um belo dia, já fotógrafa, inclusive já tinha um girassol na minha logomarca, resolvi começar a plantar as sementes dessa flor em casa (a foto acima é do meu primeiro girassol). Ao acompanhar o desenvolvimento, eu me encantei mais ainda, pois ver uma sementinha germinando, se desenvolvendo, virando uma flor e o miolo dessa flor nutrir sementes… é muito empolgante!

     Mas como tudo na vida tem início, meio e fim, o girassol seca e morre. Essa parte é triste, mas é necessária para colhermos as sementes e iniciarmos novas vidas, novas flores. Porém, nem todas produzem sementes, pelo menos as que plantei, só duas deram sementes. 

    A partir daí, comecei a estudar mais sobre os significados e me identifiquei  ainda mais. Vou citar alguns aqui para vocês: suas cores vibrantes representam felicidade, calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva do sol. Ele também simboliza renovação e sua verdadeira força vem do sol, o qual persegue com sua vontade própria.

      Dentro da minha busca sobre essa flor, me deparei com a história de Van Gogh que, resumidamente, após um longo período de tristezas em sua vida, pintando telas com cores frias e escuras, em um determinado momento, após ter contato com outros artistas, começou a mudar seu estilo e fazer testes com Girassóis. As telas de Girassóis são compostas por sementes, girassóis vivos e mortos, que representam o ciclo da vida. Essas telas trouxeram vida para Van Gogh.




Agora eu vou contar cinco lições que eu descobri que o Girassol nos mostra.





1 - Assim como o girassol se orienta pela luz para sobreviver, devemos achar a nossa fonte de luz e nos guiarmos por ela.


2 - É durante a noite que ele usa a sua energia para amadurecer as sementes. Ele não murcha, não desanima, porque sabe que o sol vai voltar ao amanhecer. Da mesma forma, não devemos nos desanimar nos momentos difíceis, mas aproveitar para pensar em coisas boas e esperar com confiança que a luz do seu caminho irá brilhar novamente.


3 - Em uma plantação de girassóis, em dias nublados, sem sol, eles se viram um para o outro e trocam energia. Um é a luz do outro. Ou seja, se não tivermos luz todos os dias podemos ter uns aos outros.


4 - Eles se adaptam às diversas mudanças climáticas, resiste aos dias mais quentes e não se abala com as temperaturas mais baixas graças às suas raízes e caule. Assim como nós que devemos nos manter firmes nas tempestades e nos adaptarmos às mudanças da vida.


5 - O ciclo da vida do girassol é de aproximadamente 10 meses e mesmo nesse curto período ele produz sementes super benéficas aos seres vivos e quando morre é capaz de deixar uma grande quantidade de nutrientes que faz com que outras flores brotem. Assim como o girassol, devemos deixar bons frutos e um legado para as próximas gerações.


Incrível né?!


Pois é…




       E o que vocês não sabem e que eu também não sabia, tomei conhecimento há poucos dias, quando meu pai teve uma lembrança após ver um filme com minha irmã, é que quando ele era criança, junto com meus tios, plantavam Girassol na horta do meu avô, que servia como um tipo de cerca. Quando esses girassóis secavam, eles colhiam as sementes e iam para a cidade vender. Ou seja, o Girassol era uma fonte de renda para a família do meu pai na época. Isso mexeu muito comigo!


       

    Então, eu percebi que essa flor sempre esteve presente na minha família e no meu subconsciente de alguma forma. Vai ver que é por isso que tenho essa ligação e acredito tanto no poder desta flor. Vai ver que é por isso que quis colocar um Girassol na lente da minha câmera e escrever com a luz momentos especiais de famílias e marcar vidas com a minha fotografia.   


            E não para por aí, o Girassol além de me mostrar que eu posso ser Girassol na vida das pessoas, ele me deu uma luz, rs, e no próximo post vou contar para vocês.


Um beijo e até o próximo!